top of page

Evento que realça orgulho da consciência negra segue até esta quinta-feira (21), em Blumenau

  • Foto do escritor: Jornalismo
    Jornalismo
  • 20 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação / Gustavo Egmon Theiss



Por Tamara Sedrez



Na noite desta quarta-feira (20), a partir das 19h acontece em Blumenau a palestra "Feminismo Negro e Interseccionalidade", com a professora e filósofa Halina Leal. O evento acontece no Auditório Edith Gaertner da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, também conhecida como Fundação Cultural de Blumenau. A ação faz parte do evento Orgulho da Consciência Negra: Educação, Arte e Cultura.


Durante a palestra, serão examinadas e discutidas, por um lado, a inseparabilidade estrutural entre patriarcado, sexismo, racismo e suas articulações que implicam em múltiplas situações de opressão sofridas pelas mulheres negras. Por outro lado, serão analisadas algumas consequências dessas opressões como, por exemplo, o lugar social ocupado por tais mulheres, lugar este muitas vezes caracterizado pela violência, apagamento e não pertencimento a diversos ambientes.


A semana do Orgulho da Consciência negra teve início na segunda-feira (18), com a palestra "Grafite como ferramenta pedagógica na arte educação", ministrada pelo pedagogo Lucas Caetano, com apoio do artista e grafiteiro Pilaco Under. O palestrante apresentou o resultado do seu projeto de pesquisa no IFSC Gaspar que propõe a valorização da Arte do Grafite. Durante o evento, Caetano compartilhou sua experiência de levar o grafite às escolas e aplicar seu projeto com alunos de séries iniciais.


Na mesma noite, Pilaco, juntamente à artista Carolina Gabriela, abriram exposição com painéis artísticos de suas autorias no Espaço da Memória Cultural de Blumenau (piso térreo da SMC). Os artistas falaram sobre suas técnicas e inspirações para a produção das obras.

Em seguida, o grupo de Maracatu Baque Mulher finalizou o evento da noite com uma apresentação, manifestando a cultura popular do Brasil com música e dança e envolvendo todo o público.



Na quinta-feira (21) os painéis artísticos de autoria de Carolina Gabriela, Felipe Costa e Pilaco Under estarão disponíveis para visitação, mediante agendamento pelo telefone (47) 3381-6176.

Comments


Logo Acta Diurna.png
bottom of page