Alimentação saudável e meio ambiente
- Jornalismo
- 1 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Por Olga Helena
Já pensou que a sua alimentação gera efeitos para o meio ambiente? Segundo o documentário americano Cowspiracy de Kip Andersen, 50% dos grãos e vegetais produzidos no mundo são para alimentar animais, que posteriormente serão sacrificados para a nossa alimentação. Conscientes disso restaurantes de Blumenau, em Santa Catarina, vêm adotando algumas novidades na culinária vegetariana e vegana.
Esses lugares ainda são novidade, mas encontram um mercado com boa receptividade e com competição escassa. São poucas opções, entretanto o cardápio é criativo e cheio de variedades para quem escolheu uma vida sem consumir produtos de origem animal.
Para Rebecca Gonzalez Pinheiro de 21 anos, “apesar de estar em fase de ser um mercado em crescimento, ainda falta muita opção para os vegetarianos. Em Blumenau, só conheço um local que vende apenas opções vegetarianas/veganas”. Rebecca decidiu virar vegetariana por questões de saúde e pelo sofrimento causado aos animais. Segundo ela o assunto deveria ser mais debatido, inclusive em escolas, pela sua importância e pelo impacto a natureza.
Você deve estar se perguntando qual a ligação da produção de alimentos com o meio ambiente. Há algumas eras atrás quando a humanidade só plantava ou caçava o que iria consumir, existia um certo equilíbrio na natureza. Entretanto, com o crescimento exacerbado da população e o aumento do consumismo, a produção de alimentos se tornou um mercado muito rentável, mercado esse que está em constante ascensão.
A principal responsável pelo desmatamento da floresta Amazônica é a pecuária, seguida de perto pela plantação de soja. Segundo o novo relatório da FAO de 2016, em português Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o agronegócio gerou quase 70% do desmatamento na América Latina entre os anos de 2000 a 2010. Ainda segundo a pesquisa, entre 1990 e 2005, 71% dos desmatamentos na Argentina, Colômbia, Bolívia, Brasil, Paraguai, Peru e Venezuela são devido a alta demanda de pastagens.
Nunca produzimos tanto. São milhões de hectares de terras plantadas, dezenas de milhares de animais concebidos em cativeiro e uma quantidade absurda de água gasta na produção alimentícia mundial. Nos esquecemos que terra fértil e a água potável são bens finitos e que os desmatamentos para a produção de pastos é prejudicial ao ecossistema.
É por isso que a introdução da culinária vegana e vegetariana é tão importante para o meio ambiente. Blumenau não é a primeira cidade e nem a última a possuir restaurantes assim. E para o bem do planeta espera-se que esse tipo de alimentação seduza ainda mais pessoas. É claro que não se pode esperar que todos adotem esses costumes, mas a chave para isso é o consumo consciente.
Comments