O melhor do chocolate
- Jornalismo
- 25 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Foto: Bigstock
Por: Eduarda Loregian e Eduarda Prawucki
É do recanto alemão da Vila Itoupava que saem em média duas toneladas por ano de deliciosos chocolates caseiros. A marca “Happs”, instalada na Rua Hermann Hein em Blumenau, produz chocolates artesanais há 14 anos.
Tudo começou com a antiga dona do estabelecimento, Olívia Hein, que produzia os doces no quintal de sua casa com ajuda de suas duas filhas. No segundo semestre de 2017 a fábrica, que é agregada com a loja, foi vendida para a família Braga, que está cuidando da marca com o mesmo amor e dedicação de Dona Olívia.
No local ocorrem toda a produção e acabamento. Barras de chocolate são derretidas e misturadas para obter um sabor especial e característico da marca. Os tipos de chocolate utilizados são ao leite, meio amargo, 70% cacau, branco e linhas especiais como sem lactose e diet.
Segundo Cristiane Wollinger de Braga, uma das proprietárias da empresa, a páscoa é a época de maior produção, o que significa muita matéria-prima utilizada. Um dos debates mais ativos envolvendo o impacto ambiental através da produção do chocolate é a produção do cacau, que no ano de 2016 chegou a 118 mil toneladas.
A indústria do chocolate já desenvolve estratégias para tornar a produção do cacau mais sustentável. Segundo matéria do site “Mercado do Cacau”, publicada em 2015, o uso responsável de recursos vem se tornando hábito nas indústrias de chocolate.
Ainda segundo o site, algumas soluções vêm sendo tomadas como a discussão para que permita-se a abertura dos mercados, o incentivo ao investimento agrícola e a melhora nas tecnologias utilizadas em todo o processo. As grandes empresas do ramo estão unindo-se e auxiliando na formação de agricultores e na distribuição de mudas que melhoram e renovam as fazendas existentes de cacau.
Uma das ações que deve tomar força é a divulgação ao consumidor final para que ele saiba de onde vem o cacau de seu chocolate, podendo assim apoiar as alternativas mais sustentáveis. De acordo com a Abicab no ano passado, só para a páscoa foram produzidas 14,3 mil toneladas de chocolate no Brasil, quantidade exorbitante quando comparada com as 2 toneladas anuais da Happs.
Portanto comparando com a produção de chocolates caseiros, a indústria de chocolates tem sua maior parcela no impacto ambiental com a produção do cacau, sem contar com o fato de que os chocolates caseiros são exclusivos e fabricados de forma manual. Sendo assim quando bater aquela vontade de apreciar um delicioso chocolate, escolha a alternativa mais sustentável disponível, você é responsável pelo que consome.
Comments