top of page

Dez filmes para assistir nessa quarentena

  • Foto do escritor: Jornalismo
    Jornalismo
  • 26 de mar. de 2020
  • 5 min de leitura

Créditos imagem: Universal Pictures

Em meio a pandemia do coronavírus, uma das medidas adotadas para conter e evitar o contágio é a quarentena. Quando não estamos trabalhando em home office, passamos o tempo buscando por atividades e entretenimentos que não exijam deslocamento para áreas externas.


Uma boa pedida para esse momento é colocar um bom filme e comer uma pipoquinha na frente da televisão. Pensando nisso, preparamos uma lista de filmes pouco conhecidos de diversos gêneros e para todos os gostos. Vale a pena conferir até o final, chamar a família e fazer a maratona.


  1. Felicidade por um fio (2018): O filme dirigido por Haifaa al-Mansour, é uma adaptação do livro que leva o mesmo nome e que foi escrito pela Trisha R. Thomas. Apesar da pegada clichê, o filme passa uma mensagem linda para quem assiste, contando a história da publicitária Violet (Sanaa Lathan), que vive em busca da vida perfeita. Após uma crítica do seu namorado, ela entra numa crise existencial e embarca em uma jornada de autoconhecimento que começa com um visual radicalmente novo. Vale a pena conferir!

  2. Questão de tempo (2013): Este filme foi escrito e dirigido pelo diretor britânico Richard Curtis e conta a história do jovem Tim Lake (Domhnall Gleeson), que se vê em uma fase de decisões, prestes a começar a sua vida na grande Londres, longe de sua família e ainda em busca de um grande amor. Em meio a isso tudo, seu pai (Bill Nighy) conta um segredo que é passado para todos os homens da família, mudando toda a percepção de Tim para os acontecimentos ao seu redor. Com essa descoberta, Tim busca resolver todas as questões pendentes em sua vida, sem saber o que o futuro guarda. O filme guarda uma linda mensagem, por isso preparem seus lencinhos e assistam.

  3. Todo mundo quase morto (2004): O filme é dirigido por Edgar Wright e nos mostra a rotina de dois amigos, Shaun (Simon Pegg) e Ed (Nick Frost). Shaun é o típico trabalhador e Ed o jovem adulto que só quer saber de se divertir e jogar video-games. O estilo de vida de Ed acaba trazendo consequências na vida amorosa de Shaun, mas o maior problema ainda está por vir, quando zumbis começam a dominar a cidade e o mundo. A história reúne comédia e um pouco de suspense, além disso, traz uma pequena crítica social que vale a pena conferir.

  4. Com amor, Van Gogh (2017): Essa “obra de arte” foi dirigida por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, como uma forma de homenagear o artista Van Gogh, a começar pela técnica de animação a partir de pinturas a óleo feitas por 125 artistas de diversos países, que seguiam o estilo do homenageado. O filme segue a jornada de Armand Roulin, filho do carteiro Roulin, melhor amigo de Vincent em Arles que, um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, encontra uma carta escrita pelo pintor e enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Decidido a entregar ele mesmo a correspondência, Armand parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do artista falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.Se você gosta de arte ou se interessa pela produção de filmes animados, não pode deixar de assistir.

  5. No topo do poder (2015): Em High-Rise (título original), o cultuado diretor britânico Ben Wheatley adapta o romance distópico de J.G. Ballard ao lado de sua esposa e colaboradora, Amy Jump, que escreveu o roteiro. O filme acompanha a mudança de Robert Laing (Tom Hiddleston) para uma torre de condomínio gigantesca, com direito a escola e mercado, que é desenhada para se isolar do mundo exterior. Mas brigas entre vizinhos e falhas de manutenção criam uma escalada de violência e os habitantes do arranha-céu acabam por se dividir em classes, com base nos andares em que vivem, e entram em guerra. Wheatley não economiza no sexo, violência, sarcasmo ou na surpreendente diversão. Com seus choques mantidos, High-Rise pode ser um filme difícil, mas é um retrato de uma realidade muito mais próxima e assustadora do que zumbis, terremotos ou invasões alienígenas.

  6. A vida é bela (1997): Dirigido e estrelado por Roberto Benigni, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial na Itália e conta a história do judeu Guido (Roberto Benigni), que é levado junto de seu filho Giosué (Giorgio Cantarini) para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. Pegue os lenços pois tenho certeza que você vai se emocionar com essa história!

  7. Pontypool (2008): O filme dirigido por Bruce McDonald mostra o radialista de uma pequena e isolada cidade, Granty Mazzi (Stephen McHattie). Em mais um dia de trabalho normal, conversando com ouvintes através de telefonemas, ele e sua equipe descobrem que um surto de violência e acontecimentos bizarros começam a aterrorizar a cidade. Comunicando-se à distância, rapidamente compreendem que estão sendo cercados e que a agressividade geral é provocada por um estranho vírus que se propaga de uma forma inusitada. O filme traz um belo terror psicológico e um final inusitado. Por isso se é fã de terror, precisa assistir!

  8. Onde está segunda? (2017): Dirigido por Tommy Wirkola, o enredo se passa em 2073, quando o aumento crescente da população faz com que os recursos naturais da Terra se tornem cada vez mais escassos. A saída é investir em alimentos geneticamente modificados, que tem como efeito colateral o nascimento cada vez maior de gêmeos, aumentando o problema da superpopulação. Neste contexto, cada casal pode ter apenas um filho. Apesar da vigilância, Terrence (Willem Dafoe) consegue salvar a vida de suas sete netas fazendo com que se revezem nos dias da semana, de forma que todas assumam o codinome Karen, mesmo nome da mãe, que faleceu no parto. Trinta anos depois, as sete irmãs seguem uma rígida rotina até que uma delas, misteriosamente, não retorna para casa. O filme consegue prender sua atenção do início ao fim, com um plot twist incrível no fim. Veja!

  9. Ele está de volta (2015): o filme dirigido por David Wnendt faz uma sátira sobre uma volta de Adolf Hitler (interpretado por Oliver Masucci) nos tempos atuais. Perdido em um mundo mais tecnológico e conectado, ele logo encontra ajuda com um cinegrafista freelancer, que se interessa por sua história e começa a acompanhá-lo, enquanto este passa a ganhar fama nas ruas e a reconstruir o Partido Nazista. O interessante deste filme é que algumas das cenas foram gravadas com câmeras escondidas e o povo aplaudia o ator como um herói. Além disso, o enredo traz boas reflexões sobre como seriam os acontecimentos do tempo de segunda guerra nos dias de hoje. Por isso, vale a pena conferir.

  10. Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador: Gilbert (Johnny Depp) é o irmão mais velho de uma família nada convencional, composta por sua mãe (Darlene Cates), que sofre de obesidade mórbida e seu irmão Arnie (Leonardo DiCaprio), que tem problemas mentais. O jovem ainda se esforça para levar adiante seu relacionamento com Becky (Juliette Lewis), mas a ansiedade e as pressões familiares se acumulam cada vez mais, conduzindo-o a uma espiral de problemas e ansiedade. Com personagens muito bem desenvolvidos, é um ótimo drama sobre as relações humanas e a fragilidade dos sentimentos. Com a direção de Lasse Hallström, o filme é um marco na carreira de Leonardo DiCaprio e marca uma das melhores fases de Johnny Depp, além de propor uma reflexão precisa sobre o conceito de felicidade e as obrigações da vida que transformam nossa existência em buracos vazios, onde a esperança está sempre distante.


Comments


Logo Acta Diurna.png
bottom of page