top of page

Cemitério dos Gatos

  • Foto do escritor: Jornalismo
    Jornalismo
  • 26 de mar. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de abr. de 2020


ree

Foto Divulgação/Prefeitura de Blumenau

O Cemitério de Gatos de Blumenau é um dos destaques do guia Patrimônio Cultural Funerário Catarinense, lançado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

O guia lista mais de 30 cemitérios em sete regiões do Estado e destaca alguns por uma série de peculiaridades, como o espaço idealizado por Edith Gaertner, considerado um dos mais exóticos de Santa Catarina.

Edith, sobrinha-neta de Dr. Hermann Blumenau, fundador da cidade, tinha paixão pelos seus felinos.

Ela sepultava seus animais de estimação seguindo um ritual funerário que contava até com cortejo. O espaço é cercado por árvores, esculturas e possui trilhas, bancos e mesas para os visitantes. Chegou a ter 50 sepulturas, mas após a revitalização foram conservados nove túmulos.


ree

Edith com um de seus gatos. Fonte: Arquivo Histórico/FCBlu


Em 15 de setembro de 1967, Edith faleceu.

Sua residência e outras benfeitorias foram incorporados à Fundação Cultural de Blumenau, além dos outros terrenos e espaços que ela e sua família já haviam doado para a prefeitura. 

Hoje suas heranças fazem parte do Museu da família Colonial e um parque botânico foi inaugurado com seu nome no local, como forma de homenageá-la.

Quem tiver curiosidade de conhecer o local, que faz parte do complexo do Museu da Família Colonial, pode visitar diariamente das 10h às 16h. O acesso é pela Rua XV de Novembro ou pela Rua das Palmeiras e a entrada é gratuita.




 
 
 

Comments


Logo Acta Diurna.png
bottom of page