Blumenau a cidade dos Túneis misteriosos
- Jornalismo
- 19 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de abr. de 2020
A lenda dos túneis de Blumenau, não é novidade. Os caminhos subterrâneos que ligam diversos pontos por baixo da cidade são assunto para muitos moradores de Blumenau e região. E, acredite se quiser, as lendas muitas vezes acabam se tornando realidade sim.

Em janeiro de 2015, um túnel foi encontrado durante o trabalho que envolveu as obras na rede de esgoto na rua Presidente John Kennedy, próximo ao Teatro Carlos Gomes e a Caixa Econômica Federal. Várias notícias foram publicadas sobre o assunto e a criatividade dos blumenauenses não tem limites quando se trata de tentar entender ou adivinhar o propósito dos túneis já conhecidos e dos demais que, supostamente, ainda não foram encontrados.
Essa lenda alimenta diversas outras como “a lenda dos túneis nazistas em Blumenau”. A estória conta que entre 1940 e 1945 foram construídos túneis subterrâneos na cidade, fundada por imigrantes alemães, em 2 de setembro de 1850 por Hermann Bruno Otto Blumenau. O fundador, formado como químico e farmacêutico, foi o primeiro administrador do município de Blumenau.
Muitos dizem que os túneis serviriam para o escoamento da água das enchentes; outros dizem que era para uma eventual fuga de Adolf Hitler quando ele viesse com o 3º Reich dominar o Brasil. Um dos pontos de um dos túneis seria o Teatro Carlos Gomes, que fica situado no centro da cidade. O fato é que o teatro foi inaugurado no ano de 1939, mesmo ano em que se iniciou a 2ª Guerra Mundial (1939 - 1945) e com recursos do governo alemão.
É importante lembrar que o teatro possui uma fachada em formato de um capacete nazista.
Na ponta desse cap, há uma pequena varanda onde, dizem, Hitler faria o discurso quando ganhasse a guerra e estivesse visitando todas as áreas de colonização alemã no mundo. Os túneis serviriam para uma possível fuga dele no caso de um ataque, quando estivesse visitando a cidade.
Esses túneis ligariam vários pontos do cidade, partindo do Colégio Pedro 2º, passando pelo Colégio Sagrada Família e pelo Colégio Bom Jesus e, finalmente, chegando ao Teatro Carlos Gomes. Haveria também alguma saída dos túneis para o Rio Itajaí Açu.
O que nos resta, afinal de contas, são apenas dúvidas: os túneis realmente são verdadeiros ou são apenas um meio de auxiliar a cidade, quando ela é acometida por alagamentos ou enchentes? Fica a pulga atrás da orelha de todos os cidadãos de Blumenau e região que sabem dessas lendas urbanas.
Comments