top of page

Pintar, brincar e conscientizar

  • Foto do escritor: Jornalismo
    Jornalismo
  • 25 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura


ree

Foto: Divulgação


A movimentação em torno da sustentabilidade e das atitudes conscientes vem aumentando a cada dia.

A exemplo disso uma startup carioca denominada Mancha, utiliza como matérias primas o cacau, o açafrão e o urucum na produção de pigmentos orgânicos.

A novidade fica por conta de uma nova cor que leva como matéria prima a erva-mate.

A nova cor retrata a natureza e o verde das florestas de araucárias.

A ideia, lançada no dia das crianças, busca oferecer uma brincadeira saudável que permita divertir e criar memórias com recursos naturais.

A nova cor contou com uma parceria com a Araucária+, que é uma iniciativa do Grupo Boticário e da Fundação CERTI, com objetivo de contribuir para a conservação de florestas com araucárias.

De acordo com Amon Costa, sócio da Mancha, cada potinho de tinta traz uma história: “Estamos há sete anos aprimorando a formulação da tinta. A tinta de erva-mate é a primeira a ser estruturada dentro de uma cadeia de beneficiamento e manejo responsável. Assim, neste trabalho, carregamos um processo inteiro de vida, preservação e sustentabilidade e, por meio dele, conseguimos mostrar valores presentes na marca da empresa”.

Para a fabricação dos pigmentos, produtores colhem a erva-mate que é beneficiada e o resíduo do processo de moagem da planta, produzida conforme os padrões sustentáveis de produção, são enviados para a Mancha.

Os pigmentos são 100% vegetais, livres de metais pesados e derivados do petróleo.

Sendo assim a tinta não coloca a saúde do consumidor em risco, não polui o meio ambiente e contribui para a descontaminação de setores industriais.

Victor Augusto Moreira, agente articulador da iniciativa Araucária+, ressalta:

“O resultado é que quando você abre o potinho de tinta, sabe que lá dentro tem também a sua oportunidade de contribuir com a conservação da floresta com araucárias e com produtores comprometidos em manejar a floresta de forma adequada, não utilizar agrotóxicos, não realizar queimadas, entre outras ações para contribuir como desenvolvimento territorial sustentável da região”.

O processo contribui com a conservação de cerca de 1180 hectares de floresta com araucárias.

A tinta está à venda nos sites www.bemglo.com e instagram.com/manchaorganica

Comments


Logo Acta Diurna.png
bottom of page