Alunos realizam estudos com concreto para auxiliar na solução de enchentes
- Jornalismo
- 25 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Por Eduarda Loregian
Podemos citar diversos problemas causados pela urbanização e o excesso de concreto que não permite o escoamento das águas.
Problemas como enchentes, inutilização dos solos e o impedimento do alcance da água aos lençóis freáticos são exemplos de grandes vilões do meio ambiente.
Em busca de soluções para este problema, alunos da Furb realizam um estudo sobre Pavimento de Concreto Permeável e as Inundações Urbanas.
O pavimento, desenvolvido pelos alunos, permite a passagem da água pelo concreto possibilitando sua chegada ao solo.
O concreto permeável é constituído de uma camada de revestimento do pavimento permeável poroso, e uma base que pode conter a água.
Contribuindo com o manejo de águas pluviais, quando há um grande índice de chuvas, evitando que a mobilidade urbana fique comprometida.

O material utilizado pelos alunos é o mesmo do concreto comum:
1. Areia (agregado miúdo)
2. Brita (agregado graúdo)
3. Cimento
4. Água
A diferença encontrada por eles está nas quantidades.A areia é pouco utilizada, tendo apenas a função de formar a pasta e dar liga aos agregados. Em fase de testes o material passa por avaliações como:
1. Resistência mecânica, compressão, tração e abrasão
2. Quantidade e qualidade da água que passa pelo pavimento
3. Tamanho dos agregados
4. Reação do concreto em contato com a água da chuva
Ivone Gohr Pinheiro, doutora em física e química do meio ambiente pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse da França, explica um pouco sobre a resistência do concreto:“O concreto permeável tem uma resistência menor, pelo aumento da porosidade, por isso deve-se tomar cuidado com a questão do tráfego. O concreto permeável é indicado para pavimentos com tráfego leve, como calçadas e estacionamentos”.Além disso, os alunos estão realizando testes para incorporar resíduos de vidro ao concreto permeável, substituindo o cimento e utilizado o concreto para mais uma questão ambiental, o descarte correto do vidro.O próximo passo do estudo será a construção de um pavimento no campus 2 da Furb para testes e experimentos. Os alunos envolvidos são dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, dos níveis de Graduação, Pós, Mestrado e Doutorado:
Doutorandos:
1. João Marcos Bosi Mendonça De Moura
2. Bruna Carls
3. Nayara Becker
Mestrandos:
1. Gregory Viegas Zimmer
2. Leondiniz Gomes De Sousa Júnior
3. Loyane Luma Sousa Xavier
4. Talita Montagna
Orientados pelos professores:
1. Ivone Gohr Pinheiro
2. Abrahão Bernardo Rohden
3. Rafaela Vieira
O projeto tem apoio do governo, possui bolsas da CAPES e recebe eventuais auxílios como a doação de britas feita pela empresa Ouro Preto.O concreto foi exposto neste final de semana na mostra Ciência e Tecnologia por um Planeta Sustentável no Shopping Neumarkt.Que tem como objetivo divulgar a ciência e a tecnologia para um planeta mais sustentável, popularizar a ciência e ampliar a consciência do público para necessidade urgente de mudanças na forma de consumo.

Da esquerda para a direita: Gregory, Bruna, Nayara, Talita, Ivone, João Marcos, Loyane e Leondiniz
Comments